segunda-feira, 5 de maio de 2008

Nine Inch Nails

Bem, mais do que obrigação o JunkFest falar dessa banda. Não porque ela é tosca, nem porque ela é nova (essa banda é mainstream há mais de 1 década!!! Todo fã de música já ouviu ao menos falar dessa banda ou já viu o incofundível logo da banda (esse aí do lado, panacas!).

Well, o Nine Inch Nails ganhou post nesse amabilíssimo blog devido aos recentes atos que essa banda (na real a banda é só uma pessoa, Trent Reznor, mas isso todo mundo já sabe) tem dado na indústria fonográfica.

Como todos sabem, o Radiohead (outra banda fodástica) lançou seu álbum In Rainbows, diretamente na net, e cabia ao fã decidir o quanto pagava pelo álbum. Podia ir desde porra nenhuma (pobres do caralho) até algumas centenas de dólares (alguns fã ricaços e que achavam que iam ficar amigas do Thom Yorke pagando um porrilhão de dólares). Todo o mundo ficou em alvoroço, achou a idéia genial e tudo o mais, fizeram diversas especulações, mas o Radiohead conseguiu uma nova gravadora (sim, eles estavam sem gravadora quando disponibilizaram o último álbum deles na net) e disse que o próximo álbum ia ser lançado de forma tradicional...

Agora você deve estar se perguntando: "Tá, e porque você ficou falando tudo isso?" Bem, falei tudo isso porque o Trent Reznor deve ter curtido a idéia, porque ele deu um pé na bunda da sua gravadora e decidiu lançar seus álbuns diretamente na Internet. E lançou nada mais nada menos do que DOIS (SIM 2) álbuns completos em um período de uns 3 meses, totalmente gratuitos!!!!! Sim, aparentemente o sr. Trent Reznor decidiu testar todas as opções que a Internet lhe dá, começando pelo álbum Year Zero, de 2007, que contou com um sistema de marketing baseado em ARGs (Alternate Reality Games), e com um sistema em que os fãs remixavam as músicas do NIN e era disponibilizado no site oficial. Depois veio o chute na bunda que o Reznor deu na sua gravadora e a disponibilização de Ghosts I-IV com uma versão gratuita na net e versão deluxe para os fãs (no mesmo esquema que o In Rainbows do Radiohead), e o mais recente, a disponibilização de um álbum completo na net, o The Slip, que começou a ser distribuído HOJE!!!!!
E Trent alimenta os fãs com notícias em seu blog oficial, numa conexão mais próxima com seus fãs. Ele também deixa músicas escondidas em comunidades internacionais, como o Facebook. Sim, é o Nine Inch Nails fazendo experimentações em distribuição de música!!! (Ah, um adendo. Esses dois últimos álbuns utilizam a licença Creative Commons)

Para conseguir os últimos álbuns do Nine Inch Nails, basta acessar o site oficial dele.

Site Oficial: www.nin.com

E só para não perder o costume, deixar um vídeo tosco (e oficial) do Nine Inch Nails para o mais novo single deles. O vídeo foi feito pelo Meathead, aloprando o Nine Inch Nails, mas o Trent curtiu e adotou o vídeo como clipe...





Um comentário:

  1. Eu curti o som!!!! Ja vou baixar algumas musicas, inclusive...

    Se que você vai me xingar, André, mas eu achei a voz do cara incrivelmente parecida com a do Lenny Kravitz!!!
    XD~

    ResponderExcluir

Últimos Posts